Levantamentos #344
abertoEstudo Biópsias x Exame Laboratorial Anatomopatológico
50%
Descrição
A biópsia é um procedimento médico em que se coleta uma amostra de tecido de uma área específica do corpo para análise. Esse procedimento pode ser realizado em diversas partes do corpo, como pele, órgãos internos, tecidos moles e ossos, e é feito para investigar a presença de doenças, como infecções, inflamações, ou, mais frequentemente, câncer. Existem diferentes métodos de biópsia, incluindo biópsia por agulha, biópsia incisional (remoção de uma parte do tecido) e biópsia excisional (remoção total do tecido suspeito).
Após a coleta do tecido, é realizado o exame anatomopatológico . Este exame consiste em uma análise microscópica detalhada da amostra obtida na biópsia, conduzida por um patologista. O objetivo é identificar possíveis alterações celulares e teciduais que indiquem doenças ou alterações estruturais, como a presença de células cancerígenas, inflamações, ou degenerações. Esse exame utiliza técnicas de coloração e, em alguns casos, pode incluir métodos mais avançados, como imunohistoquímica, para proporcionar um diagnóstico preciso e orientar o tratamento mais adequado.
Na competência out/24 da tabela unificada de procedimentos, temos os seguintes procedimentos anatomopatológicos:
- 02.03.02.002-2 - EXAME ANATOMO-PATOLOGICO DO COLO UTERINO - PECA CIRURGICA
- 02.03.02.003-0 - EXAME ANATOMO-PATOLÓGICO PARA CONGELAMENTO / PARAFINA POR PEÇA CIRURGICA OU POR BIOPSIA (EXCETO COLO UTERINO E MAMA)
- 02.03.02.006-5 - EXAME ANATOMOPATOLOGICO DE MAMA - BIOPSIA
- 02.03.02.007-3 - EXAME ANATOMOPATOLOGICO DE MAMA - PECA CIRURGICA
- 02.03.02.008-1 - EXAME ANATOMO-PATOLOGICO DO COLO UTERINO - BIOPSIA
- 05.01.08.001-5 - BIOPSIA E EXAME ANATOMO-CITOPATOLOGICO EM PACIENTE TRANSPLANTADO
Pegando como exemplo o procedimento 02.03.02.003-0 - EXAME ANATOMO-PATOLÓGICO PARA CONGELAMENTO / PARAFINA POR PEÇA CIRURGICA OU POR BIOPSIA (EXCETO COLO UTERINO E MAMA), no atributo "Quantidade Máxima" temos o número 8 como o máximo de procedimentos que podem ser realizados.
Desta forma, solicita-se:
Coleta de dados na AIH e na APAC, em um período definido, para analizar se a quantidade de procedimentos de biópsia é compatível ou não com a quantidade de exames anatomopatológicos.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE : É necessário que a análise seja realizada considerando o CNS (Cartão Nacional de Saúde), a fim de delimitar o mesmo paciente realizando os dois procedimentos.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: @Daiane Ellwanger Araújo sugeriu realizar o primeiro estudo tomando como base a Biópsia de Próstata.
Encaminhamento: @Daiane Ellwanger Araújo informará posteriormente os códigos de procedimento.
Ficheiros